• Brasil perderá certificado de país livre do sarampo

    Brasil perderá certificado de país livre do sarampo

    Em 2018, o Brasil viveu um surto de sarampo que teve mais de 10 mil casos registrados, especialmente no Amazonas e Roraima. Após receber a comprovação de mais um caso endêmico no Pará – ou seja quando ocorre a transmissão entre pessoas da região – o Brasil perderá o certificado de país livre do sarampo. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (19/03).

    A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) já foi notificada sobre o caso, o ministério começou a trabalhar no controle da doença e obter novamente o status de país livre de sarampo.

    Em nota, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta revelou que as taxas de vacinação caíram muito nos últimos anos e precisam voltar para o patamar de 95% de adesão.

    “Nosso plano consiste em encaminhar medidas importantes ao Congresso Nacional, como a exigência do certificado de vacinação, não impeditiva, de ingresso na escola e no serviço militar. Reforçaremos, ainda, o monitoramento da vacinação, por meio dos programas de integração de renda e como norma para os trabalhadores de saúde”, disse.

    Além disso, em abril o governo irá divulgar uma campanha para estimular a vacinação nos estados do Amazonas, Roraima e Pará. O objetivo é vacinar as crianças entre seis meses até cinco anos, o público-alvo da doença.

    Casos de sarampo

    Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro a 19 de março de 2019 foram confirmados laboratorialmente 28 casos de sarampo em dois estados do Brasil. Os casos estão relacionados à cadeia de transmissão iniciada em 19 de fevereiro de 2018, sendo 23 casos no Pará e cinco casos no Amazonas, todos na região norte do país.

    Esse número já mostra uma redução de casos notificados, isso porque na mesma época em 2018 as ocorrências já passavam de 200 pessoas com sarampo.

    O que é o sarampo?

    O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas. A doença é causada por um vírus chamado Morbillivirus, e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Veja os sintomas, como diagnosticar e como tratar a doença!

    Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/minha-vida/brasil-perdera-certificado-de-pais-livre-do-sarampo,777a954b2525c6c331a07778c402b963hhx53amh.html

    minhavida.editorial@minhavida.com.br (Redação)
    Foto: Reprodução/Shutterstock
    Foto: Getty Images / Minha Vida
    Leave a reply →